ARACAJU - SE -

Ouvidoria: 0800-0791520

   
Agrese e SEGG realizam ação alusiva ao Outubro Rosa

Outubro é o mês em que se evidencia o combate e a prevenção ao câncer de mama em todo o mundo, e com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) junto com a Secretaria de Estado Geral de Governo (SEGG), realizou uma ação alusiva ao Outubro Rosa, no auditório do Palácio Governador Augusto Franco, para orientar de forma clara e objetiva todos os servidores sobre essa importante causa.

A ação ocorrida na manhã desta quarta-feira, 27, contou com as palestras da enfermeira obstetra Zaíra Freitas, da psicóloga Mônica Silveira e da nutricionista Leise Moreira, que trouxeram informações de alerta para os servidores presentes, sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama, as chances de cura, a importância de hábitos alimentares saudáveis, da prática de atividade física direcionada para a prevenção, como também os aspectos psicológicos de quem é diagnosticado com a doença.

A psicóloga Mônica Silveira parabenizou a iniciativa para os colaboradores por trazer um alerta para a causa, e pontua que saúde é promoção e prevenção, sendo importante para todos. "Os aspectos psicológicos com relação à mulher com diagnóstico de câncer de mama, como também do homem quando isso acontece, é muito importante. É necessário que seja dado o suporte psicológico correto e o acolhimento da família que é um parceiro nesse tratamento", explica.

A enfermeira Zaíra Freitas enfatizou que o mês de outubro é destinado a despertar tanto nas mulheres como nos homens a conscientização a praticar o autocuidado. Já a nutricionista Leise Moreira reforçou que a ação foi essencial para cada vez mais despertar nas pessoas a necessidade de cuidado, como também no aspecto holístico, pensando na alimentação e na prática de atividade física direcionada para a prevenção para qualquer tipo de câncer. "Os hábitos alimentares saudáveis são de extrema importância, pois a doença é inflamatória e quando consumismo alimentos processados, industrializados e produtos gordurosos, aumenta ainda mais a inflamação. A Ideia é ter uma alimentação anti-inflamatória para fazer a prevenção, respeitando sempre os hábitos, as necessidades e o momento da pessoa com o diagnóstico, na hora de propor essas mudanças que são fundamentais", esclarece.

A diretora técnica da Agrese Regina de França explica que a Agência que possui seu quadro de servidores com maioria feminina, apoia esse movimento de conscientização à saúde pública ao promover um conjunto de palestras com excelentes profissionais que lidam dia a dia com a prevenção e o tratamento do câncer de mama. "Nós mulheres, temos que entender que precisamos de cuidado, que prevenir através do autoexame é fundamental como também o cuidado com a alimentação. O mês de outubro é emblemático por ser o mês da campanha, mas o cuidado tem que constante e temos que entender isso. Com este evento, a Agrese amplifica seu papel humano e contribui com a luta das mulheres", conclui.


Ascom/Agrese










Postado: 28/10/2021

 

Nosso Contato

TEL: (79) 3218-2700

OUVIDORIA: 0800-0791520

E-MAIL: gabinete.agrese@agrese.se.gov.br

Correspondência:
Avenida Marieta Leite, nº 301, Bairro Grageru

CEP: 49027-190 

Atendimento: Segunda a Sexta das 7:00 às 13:00
               Todos direitos reservados © Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe